Cópia de blog 2 - O Que é CNAE e Como Relacionar Sua Empresa

O Que é CNAE e Como Relacionar Sua Empresa

agosto 9, 2017 - @odontocon

Sem comentários

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Se você deseja saber se a sua empresa pode optar pelo regime tributário Simples Nacional, precisa definir a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Não sabe como fazer? Vem com a gente, você verá que não é algo complicado.

 

Para Que Serve o CNAE?

A Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) é uma forma de padronizar, em todo o Brasil, os códigos de atividades econômicas exercidas pelas empresas e também os critérios de enquadramentos usados pelos órgãos administrativos que trabalham com tributos no país.

Sempre que uma operação é realizada e uma Nota Fiscal é emitida, o código do CNAE é útil para informar às autoridades sobre qual o tipo da atividade exercida por ambas as partes. Além disso, para o empreendedor, saber a sua CNAE permite saber antecipadamente o quanto terá que pagar de impostos, taxas e contribuições para a União Estado e Município.

 

Quem Deve Ter o CNAE?

Todos os tipos de atividades econômicas precisam de um código na CNAE.

Trabalhadores autônomos que desejam se formalizar como um MEI também devem possuir um código CNAE informando o seu serviço prestado ou a mercadoria que produz.

Simples Nacional

Em posse do seu número de CNAE, você pode verificar se ele impede ou permite o cadastro no Simples Nacional. E você, profissional da área da saúde, pode aderir a sua empresa ao regime de tributação do Simples Nacional.

 

Entenda a Relação CNAE x Sua Empresa

CNAE indica vantagens referentes às atividades desempenhadas pela sua empresa. Por exemplo, ela pode ser enquadrada no regime tributário Simples Nacional e no Sistema Integrado de Pagamentos de Impostos e Contribuições das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

O objetivo da CNAE é reduzir a burocracia e facilitar a vida do empresário.

 

 

Gostou desse artigo? Comente, curta, compartilhe! Acesse aqui para conhecer o Portal Odontocon.

Compartilhe esta publicação

@odontocon