BLOG ODONTOCON 19 750x419 - SAIBA AGORA PARA QUE SERVEM OS LIVROS CONTÁBEIS

SAIBA AGORA PARA QUE SERVEM OS LIVROS CONTÁBEIS

julho 16, 2018 - @odontocon

Sem comentários

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

O Livro Diário e o Livro Razão fazem parte dos livros contábeis obrigatórios de uma empresa e antes de 2007 precisavam ser elaborados, emitidos e assinados por um contador responsável.

Tudo o que ocorre no dia a dia de uma empresa precisa ficar registrado nos chamados livros de escrituração. Esses livros, que contam com finalidades específicas, servem para gravar desde a venda de produtos e controle de estoques, até o lucro e eventuais prejuízos sofridos.

Esses livros registram informações que impactam o controle feito por um contador responsável pela gestão contábil desses dados. Alguns livros contábeis são obrigatórios e outros não, porém nenhum deles deve ser desconsiderado pelo empreendedor já que podem ser utilizados como uma ferramenta de controle e gestão de entradas e saídas.

Com a criação do SPED, desde 2007 esses livros foram substituídos pelo sistema de Escrituração Contábil Digital (ECD). Porém, mesmo com as mudanças promovidas pela tecnologia ainda sim é importante que o empreendedor compreenda a finalidade desses livros e como é feito o registro no dia a dia da empresa. 

Se você está iniciando agora em sua trajetória empreendedora, é essencial que você compreenda esses termos. Esse post foi elaborado exclusivamente para que você saiba agora para que servem os livros contábeis. Acompanhe agora!

 

Quais São os Tipos de Livros Contábeis?

Os livros de escrituração podem ser de três tipos:

  • Livros Fiscais;
  • Livros Contábeis;
  • Livros Sociais.

Cada livro marca atos e fatos próprios que ocorrem na administração de qualquer empresa.

 

Livro Diário

É aquele onde são marcadas diariamente todas as movimentações de valor de uma empresa, sendo um registro básico de toda a escrituração contábil.  

Neste livro são lançados dia a dia todos os atos ou operações em atividade, que modifiquem ou possam alterar a situação patrimonial da empresa.

Além de ser obrigatório, esse livro conta com formalidades específicas, tais como as folhas numeradas, o termo de abertura e o de encerramento.

Deve ser assinado tanto por um contador quanto pelo empreendedor, e precisa ser autenticado junto à Junta Comercial. Tanto no termo de abertura quanto de encerramento constam todos os dados empresariais e o período em que foram feitas as anotações.

Você pode realizar a escrituração resumida do diário, desde que não excedam o período de um mês e sejam relativas as contas de operações numerosas, ou ainda, contas realizadas fora da sede do estabelecimento.

Os registros devem seguir a ordem cronológica do lançamento, desde o primeiro até o último dia de cada ano.

 

Livro Razão

O Livro Razão também é um livro contábil obrigatório, fundamental para a contabilidade da empresa, porém não possui tantas formalidades quanto o Livro Diário. Neste livro não são necessários os termos de abertura ou encerramento e, da mesma forma, não é preciso a autenticação na Junta Comercial.

Serve para controlar os saldos de todas as contas registradas no Livro Diário de forma individualizada. Possui como foco as contas que afetam o resultado do patrimônio da empresa.

 

Escrituração Contábil Digital (ECD) e os Livros Contábeis

Com o objetivo de automatizar a escrituração contábil, em 2007 o governo criou o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), composto pela escrituração contábil digital, escrituração fiscal digital e nota fiscal eletrônica.

A Escrituração Contábil Digital (ECD) faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que substituiu o sistema de escrituração tradicional feito através dos livros contábeis pela transmissão de arquivos em um ambiente digital. Por isso, atualmente, são enviados de forma eletrônica os seguintes livros:

  • O Livro Diário e seus auxiliares, quando possuir;
  • O Livro Razão e seus auxiliares, quando possuir;
  • O Livro de Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos transcritos nesses livros.

 

Você pode saber tudo sobre quem deve entregar a ECD; qual o prazo de entrega e suas vantagens aqui.

 

Gostou desse artigo? Comente, curta, compartilhe! Acesse aqui para conhecer o Portal Odontocon.

cta medicon 4 600x100 - SAIBA AGORA PARA QUE SERVEM OS LIVROS CONTÁBEIS

Compartilhe esta publicação

@odontocon