servicos abertura de empresa - Quais Documentos Contábeis Deve Manter?

Quais Documentos Contábeis Deve Manter?

agosto 31, 2016 - @odontocon

Sem comentários

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Muitos empresários têm dúvida em relação aos documentos obrigatórios a serem mantidos na Empresa. Pelo fato de muitas possuírem serviços terceirizados de contabilidade, é comum que determinados documentos sigam para estas empresas.

Vamos saber agora quais são os documentos que toda empresa deve ter e aqueles que podem ir para a empresa de contabilidade e os que não podem sair de dentro dela de maneira alguma. Vamos ver?

Documentos como CNPJ (Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas), Contrato Social, comprovantes de água e de aluguéis, extratos bancários, conta luz e telefone, cópias de cheques, comprovantes de duplicatas pagas, notas de compra e de venda, etc. Estes, dentre outros, são documentos obrigatórios na Empresa.

Estes são alguns dos documentos comerciais de que uma empresa necessita ter sempre em seu poder para evitar qualquer problema com a fiscalização, quer seja ela Federal, Estadual ou Municipal.

Outros documentos, tais como comprovantes do INSS, recolhimentos por parte dos funcionários, pagamentos de guias de impostos e taxas governamentais, todos estes devem ficar em poder da Empresa. Só que com a terceirização dos serviços contábeis, alguns documentos acabam sendo enviados para a empresa que prestará o serviço.

Como o serviço será prestado de maneira contínua, é comum que as empresas de serviços contábeis retenham algumas guias de pagamento por certo período de tempo, pois o contrato de serviços especifica, muitas vezes, que o pagamento também será feito por ela. Os documentos como comprovantes de pagamentos e recebimentos também ficam lá, como notas fiscais de compra e de venda.

Tenha consciência de que toda a documentação deve permanecer na própria empresa e, quando do momento de uma fiscalização, se alguma guia de pagamento não estiver em seu poder, a empresa de serviços contábeis poderá ser acionada para fornecer tal guia.

Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Acesse aqui e saiba mais. Comente!

Compartilhe esta publicação

@odontocon