BLOG ODONTOCON 17 - SAIBA COMO ESCOLHER A CONTABILIDADE IDEAL

SAIBA COMO ESCOLHER A CONTABILIDADE IDEAL

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Na busca pelo lucro, muitas vezes os empreendedores acabam optando por abrir mão do profissional de contabilidade. Porém, julgando serem capazes, eles próprios, de exercer a função burocrática da empresa, cometem um erro grave.

Escolher a contabilidade ideal é como escolher um novo parceiro de negócios. O contador certo se tornará um colega de confiança em quem você pode confiar e que oferece conselhos e orientações à medida que seu negócio cresça.

O trabalho de um escritório de contabilidade é tão importante para sua empresa que você deve saber como avaliar um bom serviço contábil antes mesmo de promover a contratação.

Como em todas as áreas de atuação, existem profissionais e empresas com diferentes níveis de qualidade e capazes de prestar serviços com mais ou menos eficiência. Por isso, é preciso saber eleger o serviço contábil ideal, conforme as necessidades do seu negócio.

O sucesso de uma empresa com certeza pode ser medido pela qualidade do profissional de contabilidade, cujo principal objetivo é auxiliar em decisões estratégicas. O contador provavelmente será o primeiro consultor da sua empresa. Além de acompanhar seu negócio de perto, esse profissional irá ajudá-lo na solução de pequenas questões burocráticas, organizando o recolhimento de impostos, a folha de pagamentos e a escrituração contábil.

Será o responsável por criar relatórios e demonstrativos recorrentes que vão gerar uma análise de contas com dados essenciais para você tomar decisões assertivas e otimizar a tributação da sua empresa. As informações e dados de posse do contador são importantes e podem fazer toda a diferença na hora de tomar decisões. Existe a possibilidade também de você contar com uma contabilidade digital – clique para saber como funciona e quais são seus benefícios.

Mas, sobretudo, um bom contador precisa ser transparente e ter uma relação muito franca contigo. Ele tem que ter a confiança para poder sugerir melhorias e explicar com convicção todos os prazos, cálculos e processos, sempre dando um motivo de cada orientação.

Agora, se você tem dúvidas em como definir a contabilidade ideal para o seu negócio, esse post poderá solucionar o seu problema. Acompanhe agora!

 

Tenha Boas Referências

Antes de contratar os serviços contábeis que melhor atendem às suas necessidades, o ideal é buscar informações e referências sobre a empresa e os profissionais que nela atuam.

Pesquise quem são seus clientes, quais as opiniões deles em relação aos serviços prestados e se a empresa candidata, ou o contador escolhido, possuem condições para atender as demandas do seu negócio. Busque compreender como é feita a prestação de serviços e a cobrança dos honorários.

Se você busca mais agilidade e melhores preços, a contabilidade digital também pode ser uma excelente opção.

 

Tecnologia e Comunicação

Tome conhecimento dos canais de comunicação. O contador conta com informações relevantes para o seu negócio, por isso é necessário ser diligente e ágil tanto nas respostas como nas resoluções de questionamentos.

Verifique quais são os meios de comunicação que o profissional utiliza e qual o seu comprometimento com a agilidade e a organização.

Hoje você consegue encontrar contabilidades digitais e totalmente alinhadas com os clientes.

Portanto, saiba o quão atualizado está o prestador de serviço e se ele atende suas necessidades.

Por isso, verifique se o contador que contratará é capaz de resolver a maior parte das burocracias sem que você tenha que ficar de lá pra cá, correndo com papelada para o escritório dele. Além disso, uma contabilidade digital te dará a opção de trabalhar com um profissional que esteja a quilômetros de distância de sua empresa.

 

Cadastro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade)

Independentemente de você escolher um contador autônomo ou um escritório de contabilidade físico ou digital, é importante checar a situação cadastral do profissional e da empresa.

Verifique se o contador ou escritório de contabilidade está registrado no Conselho Regional de Contabilidade. É somente com este registro que o profissional estará legalmente habilitado para exercer sua profissão.

Alguns documentos, como balancetes, por exemplo, devem ser obrigatoriamente assinados para um contador, por isso é importante que este esteja regularizado junto ao órgão de classe.

O profissional que contratará dever ter experiência em rotinas contábeis de empresas como a sua. Por isso, é de grande importância averiguar quanto de experiência esse profissional possui. 

 

Área de Atuação

Se sua empresa é da área da saúde, você deve procurar por contabilidades que são acostumadas a trabalhar com empresas desse segmento de atuação. Caso contrário, certamente haverá uma incompatibilidade que poderá prejudicar os negócios, ou, no mínimo, atrasá-los.

Esse é somente um exemplo de como mesmo dentro da área da contabilidade existem profissionais com perfis diferentes, adaptados a diferentes tipos de negócio.

Assim, procure por alguém (ou uma equipe) que tenha histórico de atuação no ramo em que a sua empresa atua. Dessa forma, as chances de contratar alguém com conhecimento específico na área são maiores, além de poder contar com uma assessoria qualificada na hora de pensar em novos investimentos.

 

Para avaliar um bom serviço contábil, o empreendedor deve estar consciente de quais são as necessidades do seu negócio. Esse é o ponto de partida para quem quer escolher bem o seu contador ou a sua empresa de contabilidade.

contabilidade digital apresenta uma série de benefícios e por ser uma prática relativamente nova no mercado, muitos empreendedores ainda não conhecem suas facilidades. 

 

Gostou desse artigo? Comente, curta, compartilhe! Acesse aqui para conhecer o Portal Odontocon.

cta medicon 4 600x100 - SAIBA COMO ESCOLHER A CONTABILIDADE IDEAL