dicas para saber se voce tem o perfil de empreendedor odontocon 750x419 - DICAS PARA SABER SE VOCÊ TEM O PERFIL DE EMPREENDEDOR

DICAS PARA SABER SE VOCÊ TEM O PERFIL DE EMPREENDEDOR

Maio 18, 2020 - @odontocon

Sem comentários

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

O sonho do negócio próprio é comum a muitos brasileiros. A vontade de mudar de vida, ter seu próprio horário de trabalho ou mesmo não ter mais chefe são alguns dos motivos mais conhecidos para iniciar jornada no empreendedorismo. Mas, antes de começar, o futuro empreendedor precisa avaliar se conta com as habilidades, recursos necessários e se tem resiliência.

As razões equivocadas seguem o padrão chamado pelos psicólogos de “fuga de negativo”, baseado na perspectiva de que as pessoas têm, geralmente, duas maneiras de tomar uma decisão: por fuga/medo de algo negativo (não ter mais chefe, por exemplo) ou por um ideal, por amor a uma causa.

É neste ponto que a maioria dos empreendedores de sucesso se diferenciam: eles empreendem não para fugir de algo, ou até mesmo porque tiveram uma ideia genial, mas porque veem o empreendedorismo, a atividade em si, como seu propósito de vida. Eles se identificam e sentem prazer com os ingredientes da vida empreendedora, como riscos, incertezas, altos e baixos, mercados, metas e sonhos.

Para descobrir se você tem vocação para o empreendedorismo é preciso, antes de tudo, refletir sobre o quanto está disposto a empreender. Mais do que fugir de algo negativo, como estar insatisfeito com a situação atual de empregado, com chefe e salário, ter um perfil empreendedor é estar pronto para lutar pelo seu negócio, mesmo com os riscos e incertezas do mercado. Confira agora algumas dicas para saber se você tem o perfil de empreendedor.

 

Você Prefere Arriscar ou Ficar na Zona de Conforto?
Entre as principais características essenciais ao empreendedor estão, principalmente, a vontade de encarar e assumir riscos, além de inovar e sair da zona de conforto. Ser expert em inventar desculpas para não cumprir objetivos ou em deixar tarefas importantes para depois não se enquadram no perfil do empreendedor de sucesso.

Os empreendedores têm que aliar criatividade com capacidade de tomada de decisões. Deve criar soluções originais e explorar novas formas de pensar, analisando variáveis que influenciem no problema ou na solução, de forma estruturada e direta, assumindo riscos calculados e responsabilidade dos resultados. 

O empreendedor deve ter como inerente às suas habilidades, a capacidade de assumir riscos, pois os riscos fazem parte de qualquer atividade, e é preciso aprender a administrá-los. O arriscar, significa ter coragem para enfrentar desafios. 

 

Você Acredita no Seu Negócio?
Fazer o que você gosta e acredita é sempre a escolha certa. E mesmo que você esteja nadando contra a maré, sempre é possível conseguir se destacar. Está disposto a arriscar? Siga em frente, mantendo a sua motivação, paciência e persistência: você vai chegar lá!

 

Você Lida Com os Problemas ou Foge Deles?
Outra característica essencial do perfil empreendedor é a resiliência – capacidade de lidar com problemas e enfrentar desafios sem entrar em conflitos psicológicos ou emocionais. Aí também entra a inteligência emocional, conceito criado pelo psicólogo Daniel Goleman que descreve como pessoas emocionalmente inteligentes aquelas que conseguem identificar e lidar com suas emoções.

É de extrema importância que o empreendedor, apresente perseverança no seu negócio, mostre-se firme em seus propósitos, mesmo em situações adversas, mostrando flexibilidade em ajustes quando a situação demandar mudanças, dedicando-se plenamente e de forma entusiasmada ao seu negócio.

 

Você Está Disposto a Fazer o Que For Preciso no Seu Negócio?
Ter um perfil empreendedor não significa apenas ter uma ideia inovadora ou muita vontade de empreender, mas também estar por dentro de tudo o que envolve o negócio, como fazer o fluxo de caixa, relatórios gerenciais e prestação de contas. Arrastar caixa, lavar o chão e organizar a papelada também estão incluídos nisso. O importante é ter uma visão geral sobre sua empreitada.

O empreendedor precisa conhecer e entender integralmente todas as partes do negócio, suas estruturas funcionais e como elas se relacionam, para que possa direcioná-las para o crescimento e a obtenção de lucro. Avaliar o mercado e seus concorrentes, reconhecer tendências e situações que podem afetar seu desempenho também são itens essenciais e que devem ser inclusos no planejamento.

O empreendedor também deve ser arrojado e ter capacidade de identificar novas oportunidades de lucro e negócios ao analisar dados de sua própria performance e do mercado.

 

Você Tem um Espírito de Liderança?

A liderança está associada à capacidade de influenciar pessoas, por isso o empreendedor deve inspirar seus colaboradores com conduta exemplar e atitude inovadora.

Para se tornar um bom líder, o empreendedor deve ouvir seus funcionários, revelando assim atitude acolhedora. Compartilhe resultados, ideias e informações para que todos na equipe se sintam como parte ativa no processo, de maneira que possam contribuir com novas ideias, elevando o nível de comprometimento.  

 

Gostou desse artigo? Comente, curta, compartilhe! Acesse aqui para conhecer o Portal Odontocon.

cta medicon 4 600x100 - DICAS PARA SABER SE VOCÊ TEM O PERFIL DE EMPREENDEDOR

Compartilhe esta publicação

@odontocon