empreendedor de sucesso confira todas as competencias essenciais odontocon 750x419 - EMPREENDEDOR DE SUCESSO: CONFIRA TODAS AS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS

EMPREENDEDOR DE SUCESSO: CONFIRA TODAS AS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS

Maio 26, 2020 - @odontocon

Sem comentários

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Você já pensou o que faz um empreendimento ser um sucesso? Bom, o ponto crucial de todo negócio são as pessoas por detrás dele, sendo a figura principal o empresário. Logo, a peça essencial para o êxito de seu empreendimento é você mesmo! Portanto, aperfeiçoar as suas habilidades pessoais e de gestão é fundamental para ser um empreendedor de sucesso e para o bom funcionamento de sua empresa.

Você se considera um empreendedor nato? Acha que nasceu para isso e possui todas as características e atributos essenciais para ser um empreendedor de sucesso nessa jornada? Ou não? Até sonha em empreender, mas acha que isso não é para você. Que você não reúne as competências necessárias para gerir o próprio negócio?

A questão do dom natural do empreendedorismo nutre um debate que provavelmente ainda vai perdurar por anos. Mas, mesmo que os pesquisadores não possam afirmar como se faz um empreendedor, autores de um novo estudo chegaram à conclusão que pelo menos podemos entender o que define o produto final: o empreendedor.

A verdade é que, empreender, é o sonho de 3 em cada 4 brasileiros, de acordo com uma pesquisa de 2015 da Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Ainda segundo o estudo, enquanto 31% dos brasileiros querem montar um negócio, apenas  16% querem crescer dentro de uma empresa.

Antes de abrir o seu próprio negócio, para ser um empreendedor de sucesso, primeiro você precisa adquirir mentalidade e comportamento empreendedores. Afinal, ser empreendedor requer mais do que somente capital para investir e uma boa ideia de negócio. O empreendedorismo é uma consciencialização.

Para te ajudar, nós listamos aqui as principais competências que você precisa ter para ser um empreendedor de sucesso e atingir o melhor desempenho no mercado. Depois de nossas dicas você vai entender qual é a importância delas para o seu sucesso, vamos lá?

 

Iniciativa

Ser um bom empreendedor é ter iniciativa, uma competência praticamente autoexplicativa e que significa agir com antecipação, correr riscos calculados, identificar oportunidades e pensar sobre como expandir os negócios.

É importante estar sempre disposto a dar o primeiro passo na execução de algo, bem como a propor novas ideias! Somente através da iniciativa você vai conseguir trazer as soluções mais efetivas e inovadoras que vão impactar no seu desempenho. Por isso, fique atento às oportunidades e novidades do mercado. Ser ávido por aprender também vai ser útil, uma vez que o conhecimento lhe trará ferramentas importantes para ter a iniciativa certa.

Todo empreendedor precisa ter o chamado “senso de oportunidade”.

 

Autoconfiança

Ter segurança sobre o seu propósito também é fundamental. Para isso, o que vale é a confiança na capacidade de enfrentar desafios, sabendo se impor e tendo opinião própria.

Empreender é mudar o mundo, por isso, você precisa ter segurança em relação ao seu propósito, confiar na sua capacidade de completar uma tarefa difícil ou de enfrentar um desafio, mantendo sua postura e seu ponto de vista diante das oposições, e, principalmente, ter confiança na sua própria capacidade realizadora.

 

Informação

Sigmund Freud explica que só o conhecimento traz o poder, a informação também pode e deve ser usada por empreendedores que desejam alcançar sucesso. Uma boa ideia é buscar inspiração em empresas e pessoas bem-sucedidas no mesmo nicho do seu negócio. As redes sociais podem facilitar muito essa pesquisa.

Para tornar-se uma referência e uma autoridade na sua área, você precisa, primeiro, conhecê-la a fundo. Dedique-se a obter informações que podem ajudar o seu negócio e fazê-lo crescer. Identifique e siga perfis de pessoas que atuam no mesmo nicho que você e que já alcançaram o sucesso. 

 

Eficiência

Trabalhar sempre buscando oferecer serviços e produtos melhores, de forma mais rápida e reduzindo, aos poucos, os seus custos.

Quando se é empreendedor e trabalha pelo próprio sonho, e não mais pelo de outra pessoa, é preciso, encontrar maneiras de fazer as coisas melhor, mais rápido e mais barato. Desenvolver ou utilizar procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo e atenda ou ultrapasse os padrões de qualidade e excelência previamente definidos.

 

Persistência

Ser persistente é ter comprometimento e resiliência ao lidar com barreiras e obstáculos que possam surgir no caminho. A persistência incentiva o empreendedor de sucesso a não desistir e, ainda, a dar a volta por cima e ir além, ultrapassando seus limites.

Desafios e obstáculos vão aparecer, e não serão poucos. Mas você precisa agir diante desses obstáculos e persistir, não desistir no primeiro tropeço e, muitas vezes, fazer um sacrifício pessoal e dispender um esforço extraordinário para completar um tarefa.

 

Comprometimento

Empreender com sucesso é saber equilibrar a vida profissional e pessoal, sem extrapolar. É claro que algumas vezes é preciso renunciar escolhas e, por exemplo, deixar de comparecer àquele almoço em família porque teve uma reunião no mesmo horário. O empreendedor de sucesso sabe que é responsável pelos resultados que alcança.

 

Liderança

Saber a maneira de ser um bom líder é primordial para você conseguir movimentar o seu negócio. E só se chega à liderança com o desenvolvimento das capacidades certas, como a persuasão e o carisma. A persuasão é a capacidade de se comunicar e conquistar o outro com a sua ideia, enquanto o carisma pode te ajudar com os funcionários, com a sua rede de contatos e será essencial na hora de captar novos clientes. Então, fique atento: desenvolver essas capacidades é muito importante na hora de assumir o papel de liderança e guiar o seu negócio!

 

Depois dessas dicas você vai ver na prática que desenvolver competências é fundamental para se tornar um empreendedor de sucesso. Além disso, com as competências corretas os resultados do seu negócio também vão melhorar. Portanto, não se esqueça: desenvolver suas capacidades pessoais pode trazer benefícios muito importantes para o seu empreendimento!

Não existe um perfil totalmente ideal de empreendedor. Estas características não são um limitante para a atuação empreendedora, caso você não possua ou tenha deficiência em alguma delas. Sucesso é resultado da sintonia entre o cumprimento de ideias que resolvam problemas de pessoas juntamente com as habilidades pessoais. O importante é saber que, essas tais habilidades e características empreendedoras, podem ser aprendidas e desenvolvidas ao longo da vida.

 

Gostou desse artigo? Comente, curta, compartilhe! Acesse aqui para conhecer o Portal Odontocon.

cta medicon 4 600x100 - EMPREENDEDOR DE SUCESSO: CONFIRA TODAS AS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS

Compartilhe esta publicação

@odontocon