Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de blog - Sociedade Vale a Pena ou Não? Saiba Agora!

Sociedade Vale a Pena ou Não? Saiba Agora!

agosto 16, 2017 - @odontocon

Sem comentários

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Você já deve ter se deparado com a seguinte questão: ter ou não ter um sócio? Começar um negócio do zero e sozinho exige muito trabalho, disciplina, investimento e dedicação. Contar com uma pessoa para dosar todas as etapas com você pode ser uma grande solução para alavancar o desempenho da empresa.

De primeira, formatar uma sociedade oferece grandes vantagens. Mas você deve pensar muito bem antes de convidar o seu melhor amigo para fazer parte do negócio, desfazer uma sociedade pode ser algo bastante complicado e certamente você não está pensando em passar por isso. Acompanhe esse nosso post para entender quais são as principais vantagens, desafios e se vale a pena fazer sociedade.

 

Você Quer Ter um Sócio?

Pergunte-se sobre o que essa pessoa poderia contribuir para o negócio diferente do que você pode. Será que esse sócio estará com o mesmo nível de engajamento que o seu para fazer esse negócio decolar?

 

Em muitos casos, uma boa escolha, é optar por um sócio que apenas faça investimentos no seu negócio e você não tenha que dividir o comando da empresa com ele. Dessa maneira, você conseguirá captar o investimento desejado para que a sua empresa decole de uma vez e não sofrerá objeções sobre o comando do negócio. Esse é o caso em que essa pessoa é um sócio-investidor. Uma pessoa que observou um potencial de crescimento e lucratividade com a sua empresa.

 

Cuidados Antes de Formatar a Sociedade

Formatar uma sociedade é uma atitude de extrema importância. Antes de procurar o seu contador e iniciar os procedimentos contratuais, você deve se atentar em alguns fatos relevantes. Qual o significado da sua empresa para você e seu sócio? A sua empresa é como um filho para você. Se os dois não conquistarem uma sinergia para tocar o negócio, você poderá se frustar logo no início. O envolvimento no negócio está no mesmo patamar para os dois? Esse ponto é crucial. Você espera contar com uma pessoa que, no mínimo, deposite as mesmas energias que você para fazer o negócio decolar.

 

Cuidados Antes de Decidir pela Sociedade

Agora que você está certo de que formatará uma sociedade, ainda assim, antes de entrar com os processos contábeis, as responsabilidades que cada sócio terá durante o negócio devem ser claras. Exemplo:

  • Qual o percentual da empresa para cada sócio;
  • Como será feita a divisão dos lucros quando a empresa começar a lucrar;
  • Quanto cada sócio deverá descontar de seu lucro para arcar com as tributações;
  • Quais as penalidades por violação contratual.

 

Nessa hora, um excelente contador é recomendado para auxiliar no processo da formação da sua sociedade.

 

Bem, você acabou de ver que essa é uma decisão extremamente pessoal. Cada sociedade é uma sociedade. Mas qual a sua opinião? Vale a pena ou não ter uma sociedade?

 

Compartilhe esta publicação

@odontocon