break even saiba tudo sobre essa analise financeira odontocon 750x419 - BREAK EVEN: SAIBA TUDO SOBRE ESSA ANÁLISE FINANCEIRA

BREAK EVEN: SAIBA TUDO SOBRE ESSA ANÁLISE FINANCEIRA

Maio 26, 2020 - @odontocon

Sem comentários

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Só pelo fato de ser um termo em inglês, o break even já pode assustar muita gente; mas é a partir dele que muitos gestores analisam a viabilidade e existência de um negócio.

Em palavras curtas, break even é o ponto de equilíbrio de um negócio. É quando os ganhos se igualam às perdas, ou quando a soma dos custos é equivalente à soma dos rendimentos. É a partir desse ponto que se sabe qual é o mínimo de unidades que uma empresa deve vender para lucrar.

É uma ferramenta de gestão financeira que pode auxiliar empresas, não importando o tamanho delas, a conseguirem ter essas respostas.

Saber encontrar o equilíbrio financeiro pode ser uma virada na trajetória de pequenos empreendedores, que muitas vezes sentem que estão pagando para trabalhar. Principalmente para quem está no início da sua empresa, ter em mãos esse dado pode resultar em tomadas de decisão mais acertadas sobre o seu modelo de negócios.

No artigo de hoje você entenderá o que é o break even e sua importância para todo negócio. Também descobrirá como calcular o break even da sua empresa sem grandes dificuldades. Acompanhe!

 

O Que é Break Even?

O Break Even – ou Ponto de Equilíbrio da empresa nada mais é que um indicador utilizado para mensurar o limite entre o lucro e o prejuízo de uma companhia durante um período determinado. O Ponto de Equilíbrio é justamente o ponto onde as receitas totais e as despesas de uma empresa se igualam em um determinado período de apuração.

Quando o Ponto de Equilíbrio aponta para um prejuízo financeiro significa que a empresa teve um faturamento menor que o previsto naquele período apurado, enquanto um cálculo que aponta um lucro financeiro mostra um resultado positivo conquistado pela empresa no período.

A partir desse cálculo, uma série de análises pode ser feitas, que vão ajudar a direcionar melhor a empresa, por exemplo:

  • Se a quantidade do que é vendido está compatível com os custos;
  • Se o valor dos produtos estão adequados ao que é gasto;
  • Se os custos estão muito elevados, a ponto de quase não alcançar o break even point em um tempo razoável;
  • Se existe algum corte nos custos que possa ser feito para alcançar o break even point mais rapidamente.

 

Qual a Importância do Break Even no Seu Negócio?

Qualquer empresa que tenha interesse em reduzir os custos do negócio e estabelecer preços assertivos para seus produtos e/ou serviços deve calcular o Ponto de Equilíbrio. Empreendedores que desejam identificar a viabilidade de um negócio ou projeto antes de colocá-lo em prática também podem calcular o Break Even.

Além de beneficiar o negócio em si, o cálculo do Ponto de Equilíbrio permite que acionistas, sócios e administradores de uma determinada empresa descubram o momento no qual um produto ou serviço cobrará seus custos – fixos e variáveis – e começará a gerar lucros, de fato. Por isso é tão importante que este cálculo não seja ignorado por nenhuma companhia, independente do seu tamanho.

A análise do Break Even é importante para ter maior gestão e controle do negócio. Não só contribui para o gerenciamento financeiro, mas também afeta outras áreas, uma vez que as perguntas feitas acima ajudam, inclusive, a formatar melhor o modelo de negócios.

Não são raros os casos de empreendedores que perceberam que estão tendo prejuízos ou um lucro muito baixo sobre o que estão vendendo e precisam fazer modificações, para que continuem competitivos, mas de forma mais proveitosa.

 

Como Calcular o Break Even?

Aprender como calcular o Break Even de um negócio é mais simples do que você imagina. Isso pode ser feito por qualquer pessoa que tenha acesso aos números que fazem parte da conta. Normalmente, este cálculo é feito pelo próprio administrador ou pela equipe do departamento financeiro da empresa.

Como você já sabe, o Break Even do negócio acontece no momento em que as despesas e os lucros de uma empresa empatam, não havendo nada a pagar e nenhum lucro a receber. A partir deste ponto, resultados positivos geram lucro, enquanto resultados financeiros negativos geram prejuízos.

Para calcular o Ponto de Equilíbrio da sua empresa com facilidade é preciso seguir alguns passos simples. Acompanhe cada um deles e descubra como calcular o Break Even Point do seu negócio em poucos minutos.

Identifique Despesas e Margem de Contribuição

O primeiro passo para calcular o Break Even é conhecer os custos e despesas – fixas e variáveis – da sua empresa, além da margem de contribuição. Estes dados lhe ajudarão a conhecer a quantidade necessária de comercialização de um produto ou serviço para que o negócio não tenha prejuízos e passe a gerar lucros.

Comece analisando as despesas fixas – necessárias para a manutenção mensal do negócio, como salário dos funcionários, aluguéis, contas de consumo, entre outras, e as despesas variáveis, que sofrem alterações e reajustes periodicamente.

Em seguida, encontre a margem de contribuição do negócio. Isso nada mais é que o ganho bruto sobre as vendas de serviços ou produtos comercializados pela empresa. Para encontrar a margem de contribuição basta realizar a seguinte conta:

Margem de Contribuição = Preço de Venda do Produto ou Serviço – (Custo Variável + Despesas Variáveis).

É importante lembrar que, para que faça sentido no cálculo do Ponto de Equilíbrio, a margem de contribuição deve ser apresentada a partir dos preço e custos/despesas unitários de um determinado serviço ou produto, aparecendo normalmente em forma de percentual.

Aplique a Fórmula do Ponto de Equilíbrio Financeiro

O segundo passo é justamente aplicar a fórmula do Ponto de Equilíbrio e realizar o cálculo em si. Esta conta é feita a partir da soma das despesas fixas divididas pela margem de contribuição do negócio. Como mostra a fórmula a seguir:

Ponto de Equilíbrio Financeiro = Despesas Fixas/Margem de Contribuição.

Para que a conta faça sentido é preciso apresentar a margem de contribuição sob forma de porcentagem. Para isso, transforme-a em um número decimal na hora de realizar os cálculos.

 

Para facilitar o cálculo do Ponto de Equilíbrio Financeiro procure manter as finanças do seu negócio sempre organizadas. Um contador especializado e eficiente é capaz de lhe auxiliar nos cálculos e encontrar o equilíbrio da sua empresa com facilidade. Além de facilitar o processo de controle financeiro e tomada de decisões financeiras em caso de necessidade.

 

Gostou desse artigo? Comente, curta, compartilhe! Acesse aqui para conhecer o Portal Odontocon.

cta medicon 4 600x100 - BREAK EVEN: SAIBA TUDO SOBRE ESSA ANÁLISE FINANCEIRA

Compartilhe esta publicação

@odontocon