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TENHA A CULTURA DA SUA EMPRESA VOLTADA AO LUCRO

agosto 29, 2018 - @odontocon

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Faturar ou lucrar? Que dúvida! Em média, quando o assunto é a gestão financeira das médias empresas fala-se muito em faturamento, em volume de vendas e não se dá a devida atenção ao lucro da empresa. E você deve saber que o faturamento da sua empresa está relacionado com quantidade de produção e porte da empresa, do que realmente com a sua saúde financeira. É praticando uma cultura voltada ao lucro que se fundamenta a base para o equilíbrio de contas, o valor que financia as operações e o capital de giro, que paga os salários dos colaboradores e proporciona crescimento. E importante também lembrar que é o lucro que remunera os sócios!

Mas implantar a cultura voltada ao lucro é preciso que você, seus sócios e seus funcionários atuem de maneira focada para a geração desse resultado. Você sabe como compartilhar  isto com o restante da equipe? Como tornar os funcionários co-responsáveis por este resultado?

Se você não se sente confiante para aplicar esse conceito no momento é preciso acreditar em alguns pontos. Confira agora como fazer!

 

#1 Conheça os Números da Sua Empresa

Você deve ter conhecimento e controle dos números apresentados pelo negócio. Não adianta tentar engajar o time de colaboradores para buscar uma meta de lucratividade se a empresa atrasa salários ou se o que você considera ao final do mês é a “sobra de caixa”. Você pode elaborar uma estratégia e executar as ações a partir do seu fluxo de caixa. Aqui no blog comentamos sobre esse assunto e você pode relembrar acessando aqui.

Com os números no seu comando, você conseguirá colocar ordem no negócio e controlar todos os indicadores que ajudam a manter a sustentabilidade do negócio. Entre eles, conhecer com clareza a margem de contribuição de seus produtos e serviços e o seu ponto de equilíbrio.

 

#2 Estabeleça Uma Meta e Acompanhe o Desempenho

Com os números do negócio sob controle e a saúde financeira do negócio em dia, fica mais fácil estabelecer uma meta de lucro. Lembre-se que essa meta deve ser elaborada com base no comportamento histórico da empresa, do segmento ou dos concorrentes do seu porte e da sua região. Dedique todo início de mês a analisar os dados do mês anterior, contrapor o planejado com o realizado e o que pode ser feito para melhorar o lucro.

Fique tranquilo. Sabemos que você, como empreendedor, pode não ser um especialista em finanças e não ter um profissional capacitado para aplicar tudo isso, não se desespere. Você pode contar com os serviços de uma contabilidade especializada para tomar conta dessa área para a sua empresa.

Com uma análise detalhada dos indicadores financeiros a partir de uma abordagem especializada é possível melhorar a gestão de custos na sua empresa e reduzir despesas operacionais, adequando resultados ao ponto de equilíbrio dos negócios.

 

#3 Defina a Hierarquia e Autonomia Dos Colaboradores

Alcançar o resultado esperado e desejado, infelizmente, não depende apenas de você. Se o seu time não se engajar com as metas, não dominarem importância dessa nova cultura voltada lucro e não se comprometerem de fato nessa nova empreitada, a situação não será fácil. Se você quer uma cultura altamente produtiva e rentável na sua empresa, todos os envolvidos deverão se sentir motivados a participar, saber realmente o papel de cada um na equipe e ter uma certa autonomia para isso.

Para que possam gerar resultado precisam saber até onde podem ir para tomar uma decisão com foco no aumento do lucro sem precisar esperar a decisão do dono.

Meritocracia e gestão de consequências também são fundamentais nesse processo. Se algum de seus funcionários não está acompanhando ou está diminuindo a motivação da equipe ou o índice de produtividade da empresa, é provável que substituí-lo seja a melhor decisão. Criar e exigir altos padrões de alguns e permitir que outros tenham um desempenho abaixo do esperado pode causar insatisfações e reduzir a motivação.

Bem, como você percebeu, com essas três dicas é possível incentivar uma cultura voltada ao lucro para o seu negócio. Mas você deve ter um planejamento adequado, com processos e avaliação de resultados.

 

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