BLOG ODONTOCON - O QUE UMA BOA CONTABILIDADE DIGITAL FAZ PELO SEU NEGÓCIO?

O QUE UMA BOA CONTABILIDADE DIGITAL FAZ PELO SEU NEGÓCIO?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Manter a contabilidade da sua empresa em dia vai muito além de pagar seus impostos mensalmente. Um planejamento contábil bem feito te ajuda na tomada de decisões e evita riscos desnecessários.

Se alguém fizer hoje uma pesquisa, perguntando aos proprietários de micros e pequenas empresas, se não fosse um item obrigatório ter um contador, se eles contratariam esse serviço, sem dúvida nenhuma a resposta seria um sonoro “não”. Os empresários não foram formados na base de ensino, para saber analisar um balanço, balancete, demonstração de resultado e relatórios gerenciais.

Todo grande empreendedor precisa de um contador de confiança para prosperar em seus negócios. Esse profissional é fundamental na rotina de uma empresa, resolvendo vários problemas de gestão e antecipando outros que muitas vezes você nem imagina.

Ter um bom contador como parceiro é fundamental para prosperar nos negócios. 

Não contar com um contador especializado pode causar diversas consequências negativas para você e seu negócio, como: inadimplência de impostos e fornecedores, títulos protestados, desconto de cheques e boletos bancários nos bancos para antecipar recebimentos. Todas essas atitudes demonstradas pelo despreparo do empresário podem até levar ao fechamento do negócio.

Mas, afinal, o que uma boa contabilidade digital faz ou precisa fazer? Para responder essa pergunta, vamos listar algumas tarefas que uma boa contabilidade digital é capaz de resolver na sua empresa. Acompanhe agora!

 

#1 Obrigações Acessórias

Toda empresa possui obrigações principais e acessórias e elas precisam ser cumpridas. Não tem como fugir. Há uma diversidade de declarações e compromissos que sua empresa precisa realizar para estar em dia com a Receita Federal.

Você não quer perder os prazos das entregas dessas obrigações, certo? Então você precisa de uma contabilidade digital extremamente especializada e profissional. 

A contabilidade é importante para uma empresa, a princípio, para que esta esteja dentro dos conformes requeridos pela Lei. Essa é a preocupação inicial de um empreendedor, e também dos empresários, já que as constantes adições nas regras e nos tributos (que são cerca de 90, ao todo), são praticamente impossíveis de acompanhar.

Dessa forma, somente o profissional contábil é capaz de realizar certos serviços, e isso, por si só, já demonstra o que a contabilidade pode fazer pela sua empresa.

Mas, isso não é tudo! O contador também auxilia na obtenção de documentos e alvarás, acelerando, e muito, o processo de abertura de uma empresa. É uma verdadeira “mão na roda” para o empreendedor.

Saber o quanto pagar de imposto, que impostos pagar, declará-los da forma correta diante do Fisco, garantir que todos os funcionários recebam seus direitos, tudo isso é parte do trabalho do contador, que conduz revisões tributárias, analisa questões trabalhistas e de pessoal, e ainda se preocupa com a sua gestão.

 

#2 Financiamentos e Fluxo de Caixa

Para realizar um financiamento, um bom contador primeiramente vai avaliar o seu negócio e sugerir medidas para você projetar o fluxo de caixa, reduzir custos e verificar se há, em primeiro lugar, a necessidade de buscar recursos de terceiros.

Se não tiver outra saída a não ser o financiamento, ele precisará verificar como deixar as contas da empresa em dia e demonstrar que a sua empresa é boa pagadora para possibilitar um financiamento tranquilo no mercado. 

As instituições financeiras realizam uma análise de crédito para verificar se a sua empresa tem a possibilidade de honrar os pagamentos. E quem vai correr para comprovar essa exigência? O contador, é claro!

 

#3 Regimes Tributários

Escolher o regime de tributação adequado para a sua empresa é um dos pontos mais importantes da sua estratégia financeira. Para saber o regime mais vantajoso, é necessário realizar um planejamento tributário que leva em conta a projeção de faturamento e também a definição das atividades na sua empresa por meio do código CNAE.

Qualquer deslize nisso pode acarretar em pagar muito mais impostos sobre o seu faturamento, reduzindo o lucro do empreendedor. Uma boa contabilidade digital conhece bem as leis e sabe como orientar o empresário a tomar uma decisão mais assertiva.

Afinal, a revisão tributária visa uma adequação nos valores pagos pela empresa. Existem ocasiões onde a empresa está pagando impostos a menos, mas também onde a empresa paga impostos excessivos.

 

#4 Multas

Uma boa contabilidade digital sabe os prazos de vencimentos estipulados pela lei para as principais obrigações da sua empresa. É ele quem vai apresentar as informações e as guias para você se prevenir de multas, juros e demais encargos.

É a contabilidade digital que também vai ajudar a eliminar o risco de você cair na malha fina do Leão. Mesmo que você tenha entregue seu Imposto de Renda faz tempo, se houver necessidade de retificação, a contabilidade digital vai conseguir dar a assistência à correção dos dados.

 

#5 Folha de Pagamento

A contabilidade digital também auxilia em relação aos funcionários da sua empresa. Calculando a a Folha de Pagamento para assegurar o cumprimento dos direitos trabalhistas, cuidando da validação dos encargos, horas-extras, adicional noturno, adicional de periculosidade, comissões, férias, 13º salário, etc.

Nos processos de admissões e demissões, a contabilidade digital também tem seu papel importante. Munindo o empresário ou gestor de RH de informações fundamentais para evitar infrações. Inclusive, uma boa contabilidade digital também está a par dos acordos de convenção coletiva entre os trabalhadores e sindicatos patronais.

Não se preocupe. Afinal, se qualquer valor ou informação se alterar, é a contabilidade quem vai orientar sobre os ajustes, evitando processos trabalhistas.

 

Cuidados ao Contratar uma Contabilidade Digital

Tome todos os cuidados ao contratar um prestador de serviços de contabilidade. Diversos casos comuns de empresas com problemas com o Fisco, pelo simples motivo do cliente ter contratado um despachante para fazer a contabilidade ao invés de um contador especializado. 

Alguns empresários contratam serviços de acordo com o preço e isso pode ser uma grande armadilha. Solicite sempre um contrato de trabalho, com as informações completas dos serviços a serem executados e onde conste o registro profissional (CRC) de quem será o responsável técnico.

Não se preocupe apenas com a geração de impostos e a declaração de imposto de renda da empresa, pois existem inúmeras obrigações acessórias a serem cumpridas mensalmente e na ausência dessas, a multa é bem alta. 

Saiba escolher bem o seu profissional contábil, interno ou terceirizado, trace todo o plano de negócios e demais estratégias com ele e assim todos os riscos serão minimizados e provavelmente seu negócio irá prosperar conforme programado e com a saúde financeira em dia.

 

Contabilidade Digital é Investimento

Você precisa tratar uma contabilidade como um investimento e não como um gasto.

Uma boa contabilidade digital deve ter qualidades como: pró-atividade para identificar soluções legais que permitam reduzir custos fiscais e gerenciais da sua empresa. Ele deve ser capaz de ajudar no planejamento fiscal e estar se atualizando constantemente sobre a legislação brasileira.

Afinal, a contabilidade é agrande aliada para os empresários e empresárias do Brasil, pois é ela quem auxilia na gestão da empresa desde o começo, em diversos aspectos diferentes.

 

Gostou desse artigo? Comente, curta, compartilhe! Acesse aqui para conhecer o Portal Odontocon.

cta medicon 4 600x100 - O QUE UMA BOA CONTABILIDADE DIGITAL FAZ PELO SEU NEGÓCIO?