Quem administra um negócio precisa enfrentar diversos desafios para permanecer ativo no mercado. Por isso, é preciso saber quais são os documentos de contabilidade que sua empresa necessita para estar em conformidade com as obrigações contábeis. Além de ser uma exigência legal, essa documentação serve como base nas atividades de escrituração contábil. Sem ela, é impossível obter informações precisas na tomada de decisões gerenciais.
Para que o contador possa realizar o seu trabalho devidamente em relação à sua empresa, é importante que você tenha de forma organizada todos os documentos contábeis relativos ao seu negócio. Alguns deles devem ser enviados mensalmente à assessoria contábil.
Quer saber quais são os principais documentos a serem enviados para o contador mensalmente? Acompanhe a leitura!
O Que São Documentos Contábeis?
A relação entre contador e empresas é frequente, pois todos os meses é preciso enviar as documentações da pessoa jurídica para a contabilidade. Os documentos contábeis são fundamentais para a escrituração e registros obrigatórios para a contabilidade de uma empresa. Dessa forma, eles podem ser utilizados para conferir movimentações de lançamentos e finanças.
Esses documentos surgem a partir dos contratos, registros financeiros, vendas, entre outros acontecimentos que ocorrem no ambiente empresarial. Sendo assim, os documentos contábeis são essenciais para a gestão de uma empresa e precisam de atenção.
Eles precisam ser arquivados de maneira cronológica, preferencialmente por origem ou natureza. Atualmente o arquivamento desses documentos pode ser feito com o uso da tecnologia.
Em alguns casos é possível utilizar o arquivamento digital por meio de servidores na nuvem, sendo acessados com o uso de um certificado digital.
Relação De Documentos Contábeis Mensais
Confira a relação dos 10 principais documentos contábeis que você deve enviar para o seu contador todos os meses:
- Guias de Impostos ou Contribuições: INSS, FGTS, Contribuição Sindical, outras Contribuições Sindicais.
- Comprovantes de pagamentos dos impostos: como a DAS, DARF’s, GARE’s, etc.
- Todas as notas fiscais – de entrada e saída – e comprovantes de despesas e de receitas.
- Extratos: Bancários, de Aplicações, Cartões de Crédito, Empréstimos e Desconto de Duplicatas.
- Recibos de pagamento: Salários, Pró-Labore, Férias, Vale Transporte e Atestados Médicos de Funcionários
- Notas Fiscais de serviços adquiridos.
- Arquivos Eletrônicos – Nota Fiscal Paulista, Redução Z, Arquivos do Sped Fiscal e XML’s das notas fiscais.
- Recibos e Contratos: de locação, de honorários, despesas e contratos a pagar.
- Controle de Estoque.
- Movimentos e recibos de autônomos e outros colaboradores.
Esses são os documentos contábeis que devem ser enviados e ficam sob a responsabilidade do contador todo mês. A empresa que deixa de enviar esses comprovantes para a contabilidade corre o risco de ser penalizada pela fiscalização, além de desequilibrar as contas e sofrer prejuízos irreparáveis com o pagamento de indenizações judiciais.
Agora que você descobriu quais documentos devem ser enviados para a contabilidade, não perca mais tempo. Verifique se você está enviando as informações necessárias para que a contabilidade da sua empresa desempenhe um trabalho de forma adequada e até gerar economia para a sua empresa.
Gostou desse artigo? Comente, curta, compartilhe! Acesse aqui para conhecer o Portal Odontocon.