empreendedor de sucesso confira todas as competencias essenciais odontocon - CIRURGIÃO-DENTISTA PODE SER MEI? ENTENDA O QUE DIZ A LEI

CIRURGIÃO-DENTISTA PODE SER MEI? ENTENDA O QUE DIZ A LEI

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Não. Mas vamos entender o porquê e quais são as alternativas – muito mais vantajosas – para os profissionais de odontologia.

Provavelmente você quer regularizar o seu consultório ou está pensando em abri-lo com tudo certinho, não é mesmo? Na hora de montar uma empresa, a primeira pergunta que vem à cabeça é se dentista pode ser MEI, mas infelizmente, a resposta é não.

É bastante comum que todos os processos burocráticos para a constituição de um CNPJ possam assustar e, em um primeiro momento, a alternativa de formalizar uma Microempresa Individual (MEI) pareça ser a mais atrativa e acessível.

Como opção você pode partir para uma ME ou EPP.

ENTENDENDO O QUE É MEI

Microempreendedor Individual (MEI) é o nome utilizado para descrever uma empresa constituída por uma única pessoa, que quer se formalizar como pequeno empresário e trabalhar por contra própria.

Esse regime surgiu com a Lei nº 128/08 e tem como objetivo formalizar trabalhadores autônomos e empreendedores individuais.

Para que você possa ser enquadrado como MEI, é preciso que a sua atividade conste em uma lista de ocupações permitidas disponibilizada pelo governo federal.

No caso, como já comentamos, cirurgiões-dentistas não estão listados como MEI.

Portanto, cirurgiões-dentistas não podem ser MEI.

Além disso, o faturamento anual máximo do MEI deve ser inferior à R$ 81 mil.

CIRURGIÃO-DENTISTA QUE OPTAR PELO MEI PODE RECEBER MULTA PESADA

Sim, cirurgiões-dentistas que optam erroneamente pelo MEI correm um alto risco de serem autuados pela Receita Federal.

Inclusive, sujeitos a pagamento retroativo de impostos e multa pesada com base na tributação correta.

Caso isso aconteça, você sofrerá um desenquadramento do MEI, e a multa será aplicada retroativamente até os últimos 5 anos trabalhados de maneira ilegal.

COMO A ODONTOCON PODE TE AJUDAR?

A Odontocon faz todo o processo de abertura da sua empresa para que ela fique 100% regularizada com o mínimo de impostos. Cuidamos de toda a burocracia enquanto você economiza tempo e dinheiro.

Você pode escolher uma Contabilidade Digital e completa. Contar com a praticidade de cuidar do seu dinheiro; seu patrimônio e seu negócio de um jeito fácil e seguro.

É uma contabilidade inteira, na palma da mão, 24 horas por dia. Pelo App ou Plataforma Web, oferecendo tudo o que você precisa.

cta medicon 4 - CIRURGIÃO-DENTISTA PODE SER MEI? ENTENDA O QUE DIZ A LEI