O cooperativismo é um dos movimentos globais mais relevantes da história recente. Aliando cooperação mútua entre os membros, gestão democrática e participativa, e objetivos sociais e econômicos comuns, esse modelo de economia sustentável apresenta diversos desdobramentos e um deles é o que abrange a cooperativa de saúde, que possui um papel fundamental para o Brasil.
O cooperativismo nada mais é do que a colaboração entre indivíduos com interesse comum. Eles se juntam em torno de um mesmo propósito, almejando crescimento de todas as pessoas, do país e do planeta.
Um de seus principais objetivos é transformar o mundo em um lugar mais justo, em que todas as pessoas tenham oportunidades, unindo desenvolvimento econômico e social.
COOPERATIVAS MÉDICAS E DE SAÚDE
Elas são em regra associações de profissionais do setor de saúde que se unem para prestar serviços na sua área de atuação. Cada uma delas possuem uma história particular, mas no geral elas nascem dentro desta linha de raciocínio onde médicos ou profissionais da saúde se unem para construir alternativas para os sempre caros e nem sempre completos planos de saúde tradicionais.
Uma cooperativa de saúde pode prestar serviços tanto para pessoas físicas quanto para empresas, como clínicas e hospitais. Elas podem oferecer também o serviço completo, com clínicas e hospitais próprios ou podem oferecer somente a mão de obra para outra empresa do setor.
As cooperativas que oferecem seus serviços diretamente para pessoas físicas o fazem através das cooperativas de médicos que podem, por exemplo, prestar serviços para seus pacientes, que são os seus consumidores finais.
É um tipo de serviço semelhante ao plano de saúde, porém os médicos são sócios cooperados, profissionais autônomos que se unem para oferecer seus serviços, facilitando o acesso ao mercado consumidor e proporcionando redução de custos para os consumidores finais.
Já as cooperativas que oferecem a mão de obra qualificada para outras empresas, como clínicas e hospitais, o fazem através de serviços de home care (cuidadores, auxiliar de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas e fonoaudiólogos).
BENEFÍCIOS DA COOPERATIVA MÉDICA E DE SAÚDE
Redução de Custos Para o Consumidor
Talvez esta seja a vantagem mais aparente que uma cooperativa de saúde possui se comparado aos planos de saúde tradicionais.
Como aqui temos profissionais autônomos que se uniram para proporcionar um serviço de qualidade para o público externo, além de democratizar o acesso à saúde, então é lógico pensar que os serviços prestados terão valores bem menores que os cobrados por empresas privadas.
Como há ausência de impostos e de lucro, a tendência é sempre que os preços cobrados por cooperativas sejam menores.
Aumento do Mercado de Trabalho Para os Profissionais da Área
Outro grande benefício social que as cooperativas de saúde entregam para o país é a possibilidade de inserir milhares de profissionais de saúde no mercado de trabalho, gerando assim o aquecimento do mercado consumidor e fazendo a economia girar.
Qualidade do Serviço Prestado
É inegável que uma cooperativa de saúde tende a oferecer um serviço ainda mais detalhado e qualificado para os consumidores finais. Os valores que regem o setor preconizam uma relação mais humana e digna entre os profissionais da saúde e os consumidores finais.
COMO A ODONTOCON PODE TE AJUDAR?
A Odontocon cuida de todo o processo da sua Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, do recebimento e análise de documentos até a entrega e apresentação à Receita Federal.
Cuidamos de toda a burocracia enquanto você economiza tempo e dinheiro.
Você pode escolher uma contabilidade Digital e completa. Contar com a praticidade de cuidar do seu dinheiro; seu patrimônio e seu negócio de um jeito fácil e seguro.
É uma contabilidade inteira, na palma da mão, 24 horas por dia. Pelo App ou Plataforma Web, oferecendo tudo o que você precisa.