Contabilidade nem sempre é fácil, mas para que você e sua empresa possam realmente progredir é importante que você entenda todos os nomes e termos que aparecem enquanto você está lendo algum texto contábil.
Está com dúvidas sobre o que é LTDA, Capital Social, Alvará e outras palavras do mundo contábil? Confira o nosso ABC da Contabilidade!
O Que é LTDA?
A LTDA (Sociedade de Responsabilidade Limitada) é um tipo de formato jurídico onde existe a possibilidade do empreendedor ter sócios para investir no capital social da empresa. Neste cenário, a participação de cada sócio é definida conforme a contribuição feita por eles (bens materiais, dinheiro, imóveis). Esse tipo de formato protege o patrimônio dos sócios em caso de falência ou fechamento da empresa.
Para abrir uma LTDA, é preciso elaborar o Contrato Social e realizar a formalização em uma Junta Comercial e a inscrição na Receita Federal, na Secretaria da Fazenda e na Prefeitura da cidade. Todos esses registros são essenciais porque é só a partir deles que é possível Emitir Notas Fiscais e conseguir Alvarás, por exemplo.
Gostou desse artigo? Comente, curta, compartilhe! Acesse aqui para conhecer o Portal Odontocon.