Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de blog 1 - MANTENHA O FLUXO DE CAIXA DA SUA EMPRESA POSITIVO, MESMO EM TEMPOS DE CRISE

MANTENHA O FLUXO DE CAIXA DA SUA EMPRESA POSITIVO, MESMO EM TEMPOS DE CRISE

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Durante esses últimos anos você deve ter percebido que o número de empresas fechando, funcionários sem emprego e empreendedores com dívidas se manteve elevado. Cenário originado pela situação política e econômica em que nosso país se encontra. Infelizmente esse número sustenta empresas de todos os tamanhos e setores da economia, inclusive dados de microempreendedores individuais.

E você, como um empreendedor, está fadado em um ambiente de incertezas, no qual há o desejo de sucesso e a dúvida sobre os riscos envolvidos. E tem outro fator que pode interferir negativamente na situação. As pequenas e médias empresas acabam sendo afetadas também pelo mau desempenho das grandes empresas, das quais são fornecedoras.

E o resultado você já sabe: o fluxo de caixa fica comprometido. As contas da empresa não fecham e as receitas parecem diminuir.

Ainda assim existe uma alternativa para ajustar o fluxo de caixa e mante-lo positivo: a gestão financeira. Todas as ações, processos, análises devem estar sob controle nesses tempos de crise e para que a empresa cresça com saúde e equilíbrio.

Elaborar um bom e atualizado fluxo de caixa, reduzir os custos e reaver os processos administrativos são etapas desse processo que pode auxiliar nesse momento de tantas questões. O resultado disso é a obtenção de um melhor resultado para o seu negócio.

Se você está nesse momento. Sem saber como surgiu a sua dificuldade financeira. Sem saber como contorná-la para gerar melhores resultados. Sem saber como elaborar um bom e atualizado fluxo de caixa. Fique conosco durante essa leitura e encontre dicas práticas de como organizar os processos financeiros de sua empresa. Acompanhe agora!

 

#Elabore e Acompanhe o Fluxo de Caixa

A melhor maneira de você controlar as finanças da sua empresa é utilizando um fluxo de caixa. Você deve relacionar entradas, saídas e saldos do seu caixa e contas bancárias. É importante que ele seja atualizado diariamente para que você possa analisar eventuais excedentes ou escassez financeira, podendo se preparar e programar melhor para o futuro. Ter controle dessa ferramenta permite um investimento melhor dos seus recursos e lhe mostra eventuais gastos excessivos.

 

#Reduza Despesas, Diminua Custos e Melhore o Ciclo Financeiro

Com o fluxo de caixa atualizado, você poderá acompanhar se suas receitas são maiores do que as despesas. Caso sejam, você deve fazer um controle rigoroso para que não ocorram gastos além do necessário. Evite empréstimos bancários de curto prazo, que podem parecer atrativos, mas carregam altas taxas de juros. O aluguel do imóvel está pensado no bolso? Procure outra opção para um lugar menor ou com uma estrutura de recepção, limpeza e segurança já embutidas no valor. Pesquise outros fornecedores e negocie: afinal, todos estão em tempos de crise.

O seu negócio depende de fornecedores? Negocie com eles o saldo pendente. E com clientes oferecendo descontos na antecipação de seus pagamentos. O custo dessas negociações sempre é menor que o de um empréstimo de curto prazo.

 

#Reavalie a Folha de Pagamento

Você deve contar na sua equipe, realmente, com pessoas que estejam realmente engajadas e comprometidas com o sucesso do seu negócio. Talvez seja o momento de reavaliar a equipe, salários e quantidade de funcionários.

Mas também não tome uma atitude antes da hora. Sempre verifique os relatórios administrativos e o fluxo de caixa periodicamente, pois assim será possível identificar as prioridades financeiras e tomar medidas necessárias antes que seja tarde demais.

 

#Reavalie os Processos Administrativos

Revise os processos produtivos e administrativos da sua empresa. Você deve otimizar todas as ações para que tenha mais tempo para pensar em novos investimentos e soluções. Você pode lucrar mais se conseguir entregar um produto ou serviço de qualidade em um tempo menor. Controle seus custos operacionais e defina estratégias de vendas: sua meta mínima deve, ao menos, ser o necessário para a sobrevivência do seu negócio.

 

#Tenha um Planejamento Estratégico

O seu negócio ou toda a ideia que envolve o trabalho que você desempenha todos os dias deve estar sustentado por uma estrutura sólida. Afinal, você quer que ele dure muito anos, não quer? Sempre avalie o desempenho do negócio a curto e médio prazo.

Mas antes dessas análises, você já deve ter em mente ou documentado as definições das missões e objetivos estratégicos do seu empreendimento. O planejamento deve ser feito periodicamente, refletindo sobre a direção estratégica a ser tomada, planos operacionais, objetivos, responsabilidades e prazos.

Elabore também um planejamento tributário, buscando alternativas para redução do percentual de impostos sobre o faturamento. Nessa questão um contador especializado pode ajudar sobre alternativas para redução dos custos tributários de direito.

 

Gostou desse artigo? Comente, curta, compartilhe! Acesse aqui para conhecer o Portal Odontocon.