BLOG ODONTOCON - LEGISLAÇÃO CONTÁBIL: SAIBA COMO SE MANTER ATUALIZADO

LEGISLAÇÃO CONTÁBIL: SAIBA COMO SE MANTER ATUALIZADO

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Todo e qualquer profissional deve ficar atento às mudanças que ocorrem na legislação contábil ou podem dar prejuízo aos seus negócios com multas indevidas. O sistema tributário brasileiro é sabidamente um dos mais complexos que existem. Some a isso o fato que vivemos um período de transição política, em que a legislação contábil e as leis trabalhistas estão sendo revistas.

O resultado disso você deve prever: um sinal de alerta deve ser ligado para todos os profissionais e empresários, especialmente do setor da saúde. Mudanças legislativas são cada vez mais frequentes e não tomar conhecimento delas pode impactar seu negócio de forma negativa.

Atuando como Pessoa Física, emitindo Notas Fiscais através do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física, ou Pessoa Jurídica, emitindo Notas Fiscais através do seu CNPJ (Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas), você está sujeito a pagar uma certa carga de impostos e tributos ao Governo. E certamente você não deseja ser multado ou pagar juros por atraso no recolhimento de impostos ou mesmo tributação paga de forma indevida. Se manter sempre atualizado é um pré-requisito essencial para qualquer profissional e para quem presta serviço na área da saúde a exigência é ainda maior.

Você não está atualizado com a legislação contábil, pretende se atualizar ou está procurando como se manter atualizado? Listamos aqui algumas possibilidades para você redobrar a atenção e evitar que mudanças legislativas peguem você desprevenido. Acompanhe agora!

 

Acesse Fontes de Informação

Consultar fontes oficiais e sites confiáveis é sempre a melhor alternativa. Você pode começar pelo Conselho Federal de Odontologia, o Ministério do Trabalho e o Ministério da Fazenda. Além dos sites oficiais do Estados e Municípios, como o exemplo o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo para quem presta serviços no Estado de São Paulo.  

Se você presta serviços em outras áreas da saúde, como por exemplo Psiquiatria, procure fontes oficiais da sua área específica. Outra dica é reunir no seu navegador, desktop ou smartphone, uma pasta com os favoritos e acessá-los pelo menos uma vez por semana.

Utilize Estudos de Caso

Ao buscar as entidades de classe você terá acesso a conteúdo produzido por outros profissionais que tiveram dúvidas ou enfrentaram problemas similares aos seus. Por meio de fóruns é possível dialogar diretamente com essas pessoas e especialistas no tema contabilidade, perguntando e esclarecendo orientações em casos específicos.

Muitas situações admitem mais de uma solução e encontrar a melhor delas não é uma tarefa óbvia: em cada circunstância a resposta pode ser diferente. Por isso, ter acesso a estudos de caso é uma das maneiras mais inteligentes de aprender com erros e acertos de outros colegas de profissão.

Tenha Atenção aos Prazos

Quando se trata da contratação ou do desligamento de um funcionário, há prazos que precisam ser cumpridos na elaboração do contrato, no registro do profissional junto ao Ministério do Trabalho e no pagamentos de benefícios e direitos. Um dia de atraso já é mais do que suficiente para gerar multas e juros.

Procure ser assessorado por profissionais especializados em contabilidade para a área da saúde e com experiência na área. Ele será responsável por priorizar ações mais urgentes e evitar que você seja penalizado por documentação insuficiente ou por atrasos.

Aproveite Cursos de Extensão 

Você está todo dia em contato apenas com o seu trabalho, cuidando de seus pacientes e da saúde deles. Dificilmente você encontrará tempo em sua rotina para se atentar em todos os assuntos que precisa se atualizar constantemente. É para isso que servem os os cursos de extensão e especializações e as pós-graduações.

Essas são oportunidades de conversar com especialistas em determinadas áreas e conhecer quais são as metodologias que eles empregam. Um simples detalhe que você ainda não tenha observado na legislação pode representar uma economia e otimização para o seu negócio.

Sendo assim, busque aperfeiçoamento constante. Ninguém domina tudo sobre um tema e sempre há algo novo para aprender. Essa também pode ser uma oportunidade para se antecipar a mudanças.

Atenção Dobrada às Relações Trabalhistas

Nos últimos anos o Brasil passou por uma Reforma Trabalhista. Além disso, recentemente novos itens foram votados na Câmara dos Deputados e devem entrar em vigor ao longo de 2019. A relação entre o empregador e seus empregados é um dos temas mais espinhosos para as empresas.

Há regras rígidas no que diz respeito à rescisão contratual, por exemplo, e não é raro que por desconhecimento que você deixe de fazer os pagamentos devidos, o que acaba gerando multas e penalidades, além de processos trabalhistas. Evitar que essas situações ocorram é uma das missões do contador especializado na área da saúde.

Um profissional da contabilidade especializado e experiente na prestação de serviços para a área da saúde será capaz de orientá-lo no que diz respeito aos detalhes técnicos da gestão de Recursos Humanos, Tributação e Legalização (entrada e saída de sócios, etc).

Busque um Profissional Contábil Especializado

Empresas diferentes têm necessidades diferentes, ainda que sejam do mesmo setor. Do contador moderno espera-se um papel cada vez mais proativo, indo além da mera execução de rotinas. Por isso, nada melhor do que conhecer a fundo a realidade dos clientes para propor soluções contábeis.

O contador especializado na área da saúde estudará a fundo áreas que terão maior impacto no seu negócio. Utilizará todo conhecimento e experiência de forma consultiva para que você considere esse investimento uma forma eficiente de ampliar os horizontes do seu negócio.

 

Gostou desse artigo? Comente, curta, compartilhe! Acesse aqui para conhecer o Portal Odontocon.

cta medicon 4 600x100 - LEGISLAÇÃO CONTÁBIL: SAIBA COMO SE MANTER ATUALIZADO