Tem direito a receber restituição quem pagou Imposto de Renda a mais durante o ano (o imposto é descontado na folha de pagamento dos trabalhadores assalariados, por exemplo). Na hora de declarar, o programa faz as contas. Quem tem diversas deduções ganhará descontos. E no final das contas, poderá ter dinheiro à receber!
Não tem surpresa mais agradável do que essa. Isso significa que você terá um saldo a ser restituído.
Fique conosco e saiba tudo sobre a restituição da sua declaração de imposto de renda. Agora!
Como é Pago?
Os contribuintes que tiverem Imposto de Renda a restituir neste ano poderão receber o valor via Pix, o sistema de pagamentos instantâneos do Banco do Brasil. O primeiro lote de restituição é pago no dia 31 de maio.
Ainda haverá a opção de recebimento via conta-corrente, que é informada no preenchimento da Declaração.
Com a adoção do Pix, o Fisco espera reduzir a necessidade de reagendamento de créditos devido a contas inválidas ou com números incorretos. Para receber a restituição via Pix, o contribuinte deve ter uma chave com seu CPF.
As outras chaves existentes, com telefone; email e números aleatórios, não serão aceitas
Quando é Pago?
Com esse valor a restituir recomendamos que você fique atento ao pagamento e consulte a liberação dos lotes com regularidade. Receberá primeiro quem entregou a declaração primeiro.
Então, quem enviou o documento ao Fisco ainda nos primeiros dias deve receber a restituição logo, enquanto os contribuintes que deixaram para a última hora devem receber só no final do ano.
Cronograma de Restituição
- 1º Lote: 31 de maio
- 2º Lote: 30 de junho
- 3º Lote: 29 de julho
- 4º Lote: 31 de agosto
- 5º Lote: 30 de setembro
Consigo Saber Qual é o Meu Lote?
Infelizmente, a Receita Federal não informa previamente em qual lote os contribuintes serão contemplados com o recebimento da restituição do imposto de renda. Mas fique atento, sempre antes da abertura de cada lote, a Receita informa se você receberá no momento.
Gostou desse artigo? Comente, curta, compartilhe! Acesse aqui para conhecer o Portal Odontocon.