1 KdlKIaAtGkIJxtq J7wTlw - ENTENDA O QUE É UMA SOCIEDADE LIMITADA UNIPESSOAL E AS DIFERENÇAS PARA EIRELI

ENTENDA O QUE É UMA SOCIEDADE LIMITADA UNIPESSOAL E AS DIFERENÇAS PARA EIRELI

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Você sabe o que é SLU? SLU significa Sociedade Limitada Unipessoal, também às vezes conhecida por SUL (Sociedade Unipessoal Limitada). É um formato jurídico que tem se destacado e atraído cada vez mais novos empreendedores que buscam por segurança na hora de abrir uma empresa e acabam optando por esse formato por ser um modelo que oferece maior possibilidade de crescimento. Apesar de muitos o confundirem com a EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada), eles possuem características distintas. Com o fim da EIRELI, em 2021, a SLU passou a ser o formato para o qual migraram todas as empresas EIRELI.

O Que É Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)? 

Criada através da medida provisória 881/2019 (agora já sancionada por lei), a Sociedade Unipessoal Limitada, também chamada de SLU, vem trazendo grandes benefícios para os novos empreendedores. Ela é muito semelhante a EIRELI, mas difere da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada em alguns aspectos importantes. Um deles diz respeito à obrigatoriedade da integralização de capital social no momento da constituição da empresa.

Popularmente conhecida como Sociedade Unipessoal, este é um tipo de empresa no qual não há necessidade de sócio para abertura.

Ainda que tenha a palavra “sociedade” na sua composição, a SLU é formada por apenas uma pessoa, o próprio empreendedor.

Além disso, o patrimônio pessoal fica separado do patrimônio da empresa. Assim, caso haja algum problema financeiro relevante, ou mesmo falência, os bens do empreendedor não podem ser utilizados para quitação das dívidas.

Quem Pode Abrir Uma Sociedade Limitada Unipessoal?

Pode abrir uma Sociedade Limitada Unipessoal pessoas maiores de 18 anos ou emancipadas que querem empreender sem a obrigatoriedade de ter um sócio.

Além disso, esse tipo de empresa permite a legalização de atividades econômicas e profissões não contempladas em outras naturezas, tais como advogados, médicos, entre vários outros.

Quais São As Vantagens Da Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)? 

As próprias características da Sociedade Limitada Unipessoal já podem ser consideradas as suas vantagens, ou seja:

– Não precisa de sócio para ser aberta;

– Não exige Capital Social mínimo, reduzindo, assim, os custos com investimento inicial;

– Separa o patrimônio pessoal do empreendedor do patrimônio da empresa.

Somado a esses pontos, a SLU tem outra vantagem bastante interessante. Ao contrário de outras naturezas jurídicas, é possível abrir mais de uma empresa nesse formato.

Assim, caso o empreendedor queira trabalhar com outras atividades, pode abrir outro negócio como Sociedade Unipessoal e se beneficiar, mais uma vez, de todas essas vantagens.

Quais As Diferenças Entre EIRELI e SLU?

A Sociedade Limitada Unipessoal costuma ser bastante confundida com a EIRELI, que é outra natureza jurídica.

Porém, na hora de abrir empresa, há outras opções que podem ser interessantes. Tudo depende da maneira que pretende atuar, do tipo de atividade econômica que pretende exercer, entre outros fatores.

Para tudo isso ficar mais claro, confira as principais diferenças entre EIRELI e SLU.

EIRELI

Como mencionado anteriormente, na EIRELI há a necessidade de Capital Social correspondente a 100 salários mínimos vigentes na época da abertura da empresa, critério não obrigatório na Sociedade Limitada Unipessoal.

Mas como as demais naturezas jurídicas descritas até agora, a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada também não exige sócios.

Outra característica similar à SLU é com relação ao patrimônio pessoal, que se mantém separado do patrimônio da empresa.

A EIRELI abrange muito mais profissões e atividades econômicas que o MEI e a EI. Por isso, acaba sendo uma alternativa para empreendedores que não se encaixam nas exigências desses tipos de empresa.

SLU

Agora, se você não quer dispor do valor exigido para o Capital Social da EIRELI, a melhor opção passa a ser a Sociedade Limitada Unipessoal.

A SLU pode ser vista como uma mescla das principais vantagens dos outros tipos de empresa. Isso porque ela dispensa sócios, não exige valor mínimo para abertura, abrange diversas profissões, permite adesão ao Simples Nacional, entre várias outras vantagens.

Gostou desse artigo? Comente, curta, compartilhe! Acesse aqui para conhecer o Portal Odontocon.

cta medicon 4 600x100 - ENTENDA O QUE É UMA SOCIEDADE LIMITADA UNIPESSOAL E AS DIFERENÇAS PARA EIRELI