Não importa o momento que a sua clínica está vivendo. Você pode ser o proprietário ou ser o diretor responsável técnico. Nos dois casos, o planejamento financeiro empresarial é que vai permitir a expansão das atividades e um melhor relacionamento com o cliente.
Se o estágio da jornada for o inicial, costumamos dizer que é o mais complicado. A falta de recursos é constante até as oportunidades surgirem e o negócio ganhar escala. É por isso que o você empreendedor deve prezar por uma gestão eficiente, que utilize bem o dinheiro disponível e projete o crescimento nos anos seguintes.
O planejamento financeiro para a clínica é essencial. Assim como é importante cuidar da saúde dos pacientes, é igualmente relevante cuidar da saúde financeira do negócio. É essa atividade que determinará o sucesso do seu negócio.
Se você quer saber tudo o que precisa sobre o planeamento financeiro ideal para a sua clínica, neste artigo, nós explicaremos tudo. Acompanhe!
Planejamento Financeiro Empresarial: Qual a Importância?
Se você perguntar qual o segredo do sucesso para empresários consolidados, o planejamento financeiro, sem dúvidas, será um dos pontos mencionados. Ele faz parte da estratégia do negócio e deve ser pensado em todas as etapas — desde a concepção até a expansão.
Você deve pensar no negócio como um todo. Pensar as finanças da empresa e projetar o seu crescimento, enxugar custos desnecessários e investir em produtos e serviços que funcionem.
Respeite o capital existente e, dentro das possibilidades, procurar a melhor forma de oferecer o seu serviço.
Mantenha o Planejamento Financeiro da Clínica em Dia
O Planejamento é pautado e alinhado sempre quando se inicia um novo período ou um novo ano. Logo, está sujeito a alterações ao decorrer do período.
Mantenha sempre esse processo atualizado. É interessante que isso seja feito com frequência, sempre que necessário.
Sugestão: para ter melhor controle das atualizações é criar metas que possam ser atingidas, conforme as possibilidades da clínica. Durante semanas ou meses, cumpra essas metas e desenvolva novas para manter a evolução constante do negócio.
Assim, é possível tangibilizar o crescimento da empresa, a previsão de custos, escassez de tecnologias, urgência de compra de materiais e necessidades de investimentos.
Amplie Seu Conhecimento e Se Mantenha Atualizado
Se você é um profissional de saúde que também controla as finanças do seu negócio, esteja sempre atualizado sobre gestão de clínicas e consultórios. Para isso, realize cursos com temáticas como administração de empresas, procure informações relevantes da área e faça leituras frequentes em jornais, livros, blogs e notícias por e-mails.
Busque por ferramentas que otimizem a rotina da clínica e desburocratize os processos. Assim, você é capaz de gerir a empresa com mais eficiência e sucesso, proporcionando resultados satisfatórios para os profissionais e os pacientes.
Estude Formas de Aumentar a Eficiência da Clínica
Você, como proprietário ou gestor técnico da clínica, deve saber quais são os custos de cada serviço oferecido e cada material necessário para realização de procedimentos. Se questione: “É possível reduzir esse valor, mesmo que seja em R$0,01?” Uma gestão mais eficiente significa utilizar melhor os recursos e encontrar formas de diminuir os custos, o que aumenta as margens de lucro.
Elimine os gastos supérfluos, que são aqueles que não têm necessidade na rotina. Essa análise pode passar pelo número de funcionários, por uma renegociação com os fornecedores e pela troca dos serviços oferecidos (os que vendem pouco podem ser cancelados, por exemplo).
Acompanhe os Resultados e Tome Decisões
Defina um dia por mês para acessar as informações financeiras e analisar se as ações surtiram efeito. Algum serviço vendeu mais? Teve algum serviço que não rendeu o esperado? Com isso, você pode procurar os erros e acertos e tomar decisões baseadas em dados concretos.
Não fazer a mensuração dos resultados é um erro que deve ser evitado. Mesmo que você tenha um perfil que não goste muito de números, é fundamental analisar a realidade do negócio para propor novas estratégias e se destacar da concorrência.
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